Depressão

SAÚDE MENTAL

Clarissa Bastos

2/28/20241 min read

Image by Freepik
Image by Freepik

A depressão é um dos transtornos psicológicos mais comuns da atualidade. É uma doença psiquiátrica crônica que causa oscilações de humor caracterizadas por perda de interesse, ausência de ânimo, alterações de humor e tristeza profunda.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a doença atinge mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades no mundo. No Brasil, estima-se que 5,8% da população seja afetada pela doença.

Diferença entre tristeza e depressão:
‣ A tristeza pode ocorrer desencadeada por algum fato do cotidiano, em que a pessoa realmente sofre com aquilo até assimilar o que está acontecendo. Pode durar alguns dias, mas não se prolonga tanto.
‣ Por sua vez, a depressão se instala e, se não for tratada, pode piorar e passar por três estágios: leve, moderada e grave.
‣ A depressão em nível leve geralmente pode ser controlada sem medicamentos, sendo tratada com terapia e exercícios físicos. Já os níveis moderado e grave requerem o auxílio de medicamentos, além da terapia, para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Causas da depressão:
‣ A depressão envolve uma ampla família de doenças e é denominada como síndrome. Alterações químicas no cérebro, principalmente relacionadas aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), estão associadas à doença.
‣ Fatores psicológicos e sociais muitas vezes são consequência e não causa da depressão. Essa condição é considerada por muitos como o "Mal do século".

Se você ou alguém que conhece está enfrentando sintomas de depressão, é importante buscar apoio profissional para diagnóstico e tratamento adequado. Lembre-se de que há opções disponíveis para ajudar a lidar com essa condição e melhorar a qualidade de vida.

Image by Freepik.